Alimentos Receitas Saudável

Melhor barra de proteína: como escolher?

melhor barra de proteina caseira
Escrito por Saude com Bem Estar

Como escolher a melhor barra de proteína para você

🥇 Todos só falam dela: a tal proteína. O nutriente do momento.

Cada dia existem mais produtos com alto teor de proteína no mercado. Incluindo a barra de proteína, que se tornaram muito populares por sua praticidade e por facilitarem o aporte proteico diário.

Dessa forma, para te ajudar a entender como escolher uma barra de proteína saudável e ideal para o seu objetivo, preparei o artigo de hoje sobre esse assunto. Acompanhe comigo agora mesmo!


Barra de proteína caseira

Barra de proteína com 20 a 25 g de proteína

Um alimento que se diz rico de proteína deve conter pelo menos 12% de seu valor energético total provindos de fonte proteica.

A maioria das barras de proteína comercializadas contém um bom % de proteína, porém são acompanhadas de muito carboidrato. Então, se seu objetivo é aumentar a massa muscular, talvez essa seja uma boa opção para você durante essa fase.

Mas, se você está em busca de redução de gordura corporal, essa não é uma boa alternativa, pois os carboidratos são os principais bloqueadores da queima de gordura. Então, fique atento para que a praticidade das barras, não atrapalhem o seu objetivo. Vale a pena verificar as tabelas nutricionais e a lista de ingredientes descrita nas embalagens.

Além de proteínas, carboidratos e gorduras, as barras de proteína também são enriquecidas com vitaminas e minerais. O mesmo se aplica aos aminoácidos como glutamina e os de cadeia ramificada, valina, leucina e isoleucina, popularmente conhecidos como BCAA’s.


Barra de proteína

Barra de proteína deve ser orientada para quem treina?

Elas são consideradas um alimento esportivo, que servem como uma alternativa em situações que o consumo diário de alimentos proteicos naturais como ovo, carne, frango, peixes não é viável ou são insuficientes.

Pela sua praticidade, as barras de proteína conseguem ser facilmente encaixadas nos lanches e também no pré e no pós o treino, para assim garantir o aporte proteico necessário diariamente.

Claro que a barra de proteína é uma boa auxiliar para os resultados esportivos, mas o mais importante é ter uma base com comidas naturais bem estruturada e encaixar a barra dentro desse cenário.


Como você reconhece uma boa barra de proteína?

No comércio físico e também online, você pode encontrar uma gama enorme de barras de proteína para todos os gostos e objetivos.

Para facilitar sua seleção, desenvolvi alguns critérios de qualidade que você pode usar para avaliar cada barra de proteína que está disponível no mercado. Uma rápida olhada no rótulo dos ingredientes é o suficiente.

Dessa forma, você pode checar a qualidade dos nutrientes e ainda descobrir se a barra de proteína é adequada para o seu objetivo.

Critério 1: pelo menos 20g de proteína

Quando os primeiros ingredientes são: proteína do soro de leite, caseína, albumina. Essa barra de proteína certamente tem 20g de proteína, com isso, você pode assumir que o fabricante realmente tinha em mente produzir uma barra com alto teor de proteína.

A quantidade de pelo menos 20 gramas de proteína já serão suficiente para estimular a síntese de proteínas dos seus músculos após o treino e/ou substituir uma fonte proteína ao longo do dia.

Critério 2: proteína de qualidade?

Você deve saber reconhecer se as proteína presentes são mesmo de alta qualidade. Isso é feito olhando os ingredientes e não a quantidade em gramas de proteínas totais.

Boas fontes de proteína incluem: Whey, albumina, caseína, proteína de ervilha, proteína de carne.

Cuidado com a proteína de soja e colágeno, pois são pobres em diversos aminoácidos essenciais.

Critério 3: mais proteína do que carboidratos?

Embora seja chamado de ” barra de proteína “, além de proteína, é claro, outros ingredientes estão incluídos. Principalmente os carboídratos.

Cuidado com os carboidratos refinados de alto índice glicêmico, como maltodextrina, dextrose, farinha de trigo, flocos de milho, açúcar, sacarose, xarope, melado.

De preferência para os carboidratos integrais de aveia, amaranto e quinua.

Critério 4: gordura suficiente para suas necessidades de calorias?

Se você quer que a barra de proteína forneça além da quantidade proteica adequada, mais uma energia a longo prazo então, é preciso verificar a quantidade de gordura presente na barra.

Para substituir uma refeição, a barra de proteína deve conter mais de 10g de gordura. No entanto, a diversidade é bastante limitada a esse respeito.

Fontes boas de gorduras incluem as castanhas, nozes, amêndoas, amendoim, pistache, macadâmia, coco, gergelim, chia, sementes de abóbora e girassol.

Critério 5: quanto menos ingredientes, melhor!

O critério de teste mais importante no final é: quanto menos ingredientes a barra de proteína contém, melhor! Se você encontrar mais de 10 nomes na lista de ingredientes (a maioria dos quais você nem entende o que significa), deixe de lado e procure outro produto.

barra de proteína caseira

 

Receitas de barras de proteínas

Quais ingredientes tornam uma barra de proteína realmente boa.

Claro, que em primeiro lugar são as fontes de proteína, como Whey, albumina, caseína, proteína de ervilha, proteína de carne

Seguido de boas opções energéticas que pode ser de carboidrato ou de gordura. Isso dependo do seu objetivo.

As boas fontes de gorduras incluem, as castanhas, nozes, chia, linhaça, gergelim, coco, amêndoas, amendoim, pistache, macadâmia, e sementes de abóbora e girassol.

Já os carboidratos de boa qualidade incluem a aveia, frutas secas, quinua e amaranto.

 

Receita de barra de proteína Low Carb

Esta receita de barra de proteína é sem farinha e dá aos músculos uma dose extra de proteína. Por causa das nozes, as barras têm maior teor de gordura e calorias, mas não se preocupe, pois são gorduras saudáveis e excelentes para quem deseja perder peso!

Ingredientes

  • 100 g de nozes
  • 1 ovo
  • 3 scoops de whey protein (90g)
  • 50 ml de leite de coco
  • 1 colher de sopa de manteiga de amendoim

Como fazer?

Misture bem todos os ingredientes. Em seguida, espalhe uniformemente em uma assadeira e asse a 175 graus por cerca de 8 minutos. Rende 4 barras grandes.

Receita de barra de proteína completa

Se você quer ganhar massa muscular ou apenas quer ganhar peso, você pode escolher uma barra de proteína com um teor maior de carboidratos e calorias.

Ingredientes

  • 100 g de farinha de aveia
  • 6 scoops de whey protein (180g)
  • 3 ovos
  • 3 colheres de sopa de quinua ou amaranto
  • 3 colheres de sopa de passas
  • 250 ml de leite semi ou desnatado
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de manteiga de amendoim
  • 50 g de amêndoas moídas

Como fazer?

Misture todos os ingredientes, exceto as amêndoas moídas. Espalhe a massa em uma assadeira e polvilhe com as amêndoas moídas. Asse a 170 graus por 10-15 minutos. Ainda quente faça as barras. Rende 7 barras.

Sobre o autor

Saude com Bem Estar